A descida de Jesus ao Hades(?) - Parte I

Muitas são as especulações sobre a descida de Jesus ao Hades, pensamentos bastante diferentes têm surgido, e estes são proclamados por seus adeptos, algumas destas doutrinas chegam a ser fantasiosas. Isso é o que veremos a seguir.Porém, Antes veremos uma analise Histórica sobre essa polêmica.
Os Credos apostólicos em suas versões mais antigas não possuíam a expressão “descida ao Hades”, esta foi de inicio utilizada como uma expressão substitutiva para os termos Crussificado, morto e sepultado. Sobre esse assunto, Witsius (um teólogo bíblico do século XVII, com especialização em Teologia Sistemática) afirma:


É digno de nota que, antigamente, aqueles credos que possuíam o artigo sobre a descida de Cristo ao inferno, não continham o artigo relativo ao seu sepultamento, e aqueles nos quais o artigo com respeito à descida ao inferno foi omitido, de fato continham o artigo relativo ao sepultamento.
                                                                                   
Rufino, o bispo da Igreja de Aquiléia, século IV, disse o seguite sobre o assunto:

A intenção da alteração do Credo em Aquiléia não foi a de acrescer uma nova doutrina, mas a de explicar uma antiga e, portanto, o credo de Aquiléia omitiu a cláusula “foi crucificado, morto e sepultado” e a substituiu por uma nova cláusula, “descendit ad inferna.”.

Tendo em vista esses argumentos, o Rev. Heber Carlos de Campos Conclui o seguite:

Portanto, originalmente a expressão descendit ad inferna não fazia parte do Credo Apostólico. No tempo de Rufino, ela apareceu inserida no Credo, mas não como um acréscimo ao que já havia, sendo apenas uma expressão substitutiva de “crucificado, morto e sepultado.” O Credo de Atanásio4 (escrito por volta do século V ou VI) segue mais ou menos a mesma idéia do Credo de Aquiléia, onde a expressão “desceu ao Hades” substitui a expressão “sepultado,” não sendo um acréscimo a ela. Até então, não havia nenhuma modificação significativa na doutrina cristã com respeito à situação da pessoa do Redentor ao morrer, pelo menos nas traduções mais conhecidas do Credo.


Heber Carlos de Campos, “DESCENDIT AD INFERNA”: UMA ANÁLISE DA EXPRESSÃO “DESCEU AO HADES” NO CRISTIANISMO HISTÓRICO, FIDES REFORMATA 4/1 (1999).  

Comentários

  1. Bruno,

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