A descida de Jesus ao Hades (?) - PARTE II

Essa é a segunda parte da série sobre A descida de Jesus ao Hades (?), Nessa segunda parte iremos ver as diversas visões existentes sobre esse assunto - luterana, anglicana, e reformada.
Luterana
Os luteranos creem na descida literal de Jesus ao Hades. O filho de Deus teria ido ao Hades com o proposito de proclamar o evangelho aos espíritos em prisão (anunciar sua vitória), sendo estes espíritos supostos demônios, dessa forma Jesus teria ido ao inferno entre a sua morte e ressurreição, com um proposito de declarar o seu triunfo.
                Sobre este assunto o Rev. Heber Carlos de Campos argumenta o seguinte:
A grande dificuldade dessa interpretação é que ainda não tinha havido nenhuma manifestação de vitória de Cristo, pois a ressurreição ainda estava por acontecer. O resultado do pensamento de Lutero é que, na tradição luterana, a descida ao Hades é o primeiro estágio da exaltação de Cristo.

Anglicana
                A interpretação Anglicana desse assunto é diferente da luterana, em sua teologia os seus adeptos acreditam na descida de Jesus ao Hades, porém somente alma de Cristo desceu ao inferno, diferente da visão luterana que acredita na totalidade da pessoa de Cristo na “DESCENDIT AD INFERNA”, o proposito dessa descida foi para:
·         Conquista a morte e o demônio
·         Libertar as almas dos homens Justos e bons, que viveram desde Adão até a descida de Cristo ao Hades.
A conquista destruiu quaisquer direito que o satanás tinha sobre os homens, sendo a descida parte da redenção realizada por Jesus, Essa Visão acrescenta a teologia Criptológica um resgate imaginativo, sem apoio bíblico. Já que a bíblia descreve os Crentes do Antigo testamento indo para Gloria, conforme vemos em:
"Guiar-me-ás com o teu conselho, e depois me receberás na glória." (Salmos 73: 24)
"Antes que se rompa o cordão de prata, e se quebre o copo de ouro, e se despedace o cântaro junto à fonte, e se quebre a roda junto ao poço, E o pó volte à terra, como o era, e o espírito volte a Deus, que o deu."  (Eclesiastes 12 : 6 -7)
Reformada
Observem a citação do Rev. Heber Carlos de Campos:

Calvino sustentava que a descida ao Hades foi a experiência das dores do inferno na alma de Jesus, enquanto o seu corpo ainda estava pendurado na cruz, especialmente a experiência da ira divina contra o pecado que ele suportou no lugar dos seres humanos, que se evidencia numa dor espiritual resultante do abandono de Deus. Ali na cruz, Cristo tomou sobre si as dores da punição que eram devidas a todo o seu povo.

O entendimento geral de que a descida de Cristo ao Hades deve ser entendida como algo que aconteceu enquanto ele estava sob a ira de Deus no Calvário ou, no máximo, quando foi sepultado.

John Piper diz o Seguinte:

Minha conclusão é que não existe nenhuma base textual para crer que Cristo desceu ao inferno. De fato, ele disse ao ladrão sobre a cruz: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso”. Essa é a única pista que temos quanto ao que Jesus estava fazendo entre a morte e a ressurreição. Ele disse, “Hoje – na tarde dessa Sexta, após estarmos mortos – você e eu estaremos no Paraíso juntos”. Não penso que o ladrão foi ao inferno e que o inferno seja chamado Paraíso. Acredito que ele foi para o céu, e que Jesus estava ali com ele.

A.H. Bogaards também nos dá a sua contribuição sobre o assunto:

Não há evidência alguma na Escritura em favor da tese de que Jesus esteve, depois de sua morte e enquanto ficou no túmulo, no inferno como lugar preciso e físico. As palavras que nosso Senhor dirigiu ao malfeitor: “Em verdade te digo que hoje estarás comigo no Paraíso” (Lc 23.43), e suas últimas palavras na cruz: “Pai, nas tuas mãos entrego o meu espírito” (Lc 23.46), são decisivas. Destas palavras podemos concluir que nosso Senhor, quando morreu, esteve com seu Pai no paraíso, não no inferno.


Heber Carlos de Campos, “DESCENDIT AD INFERNA”: UMA ANÁLISE DA EXPRESSÃO “DESCEU AO HADES” NO CRISTIANISMO HISTÓRICO, FIDES REFORMATA 4/1 (1999).

John Piper, Cristo Desceu ao Inferno?, Traduzido em março/2008. 
http://www.monergismo.com/textos/inferno/Cristo-desceu-inferno_piper.pdf

A. H. Bogaards, Nosso Senhor Desceu Sim ao Inferno, originalmente publicado no site reformado SpindleWorks .

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jandaira (24/07/10)

Não se engane...