A PESSOA DE CRISTO

              A doutrina de Cristo é um assunto muito complexo, porém apaixonante, é incrível conhecer a pessoa do Redentor e observar o grande amor dele por seus irmãos mais novos, por esse motivo desejo compartilhar um pouco dessa linda doutrina com todos os leitores desse blog.

O REDENTOR NO CONSELHO ETERNO

             Para darmos inicio ao nosso estudo veremos o Redentor no Conselho Eterno, O Verbo divino estava presente no conselho juntamente com o Pai e o Espírito Santo, estes são as três pessoas eternas, que compõem um único Deus. Neste conselho foram decididos os decretos de Deus, nele cada pessoa da trindade exerce uma função, o Pai é o líder do Conselho, o Filho é o executor das decisões, o Espírito é o comunicador do Conselho. “A pauta desse Conselho foi assuntos concernentes criação, providência e redenção de pecadores, Inclusive sobre quem seria o redentor e o conselheiro do povo de Deus”¹.

O REDENTOR NO PACTO DA REDENÇÃO

           Também podemos ver o Redentor no Pacto da redenção, o pacto da redenção é diferente do conselho eterno, no primeiro foram colocados os fundamentos para o segundo, o pacto da redenção foi firmado entre o Pai e o Filho, neste o Pai faz as suas exigências e promessas (IS 52.13) ao Filho, uma dessas exigências era que o Filho fosse totalmente homem, ou seja, possuísse uma natureza humana para realizar  a salvação do Homem (Gn 4.4-5).

AS NATUREZAS DIVINA E HUMANA DO REDENTOR

                 Devido aos decretos e atributos divinos, o Filho de Deus assumiu a natureza humana. Com isso o nosso Redentor passa a ter duas Naturezas – a divina e a humana, ou seja, Deus-Homem. Vemos essa verdade bem expressa nos textos bíblicos, por exemplo, em Romanos 9.5 diz: “Dos quais são os pais, e dos quais é Cristo segundo a carne, o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente. Amém”. Nesse texto vemos a natureza humana quando o autor diz “e dos quais é Cristo segundo a carne” o termo carne refere-se à natureza humana, em seguida ele declara “o qual é sobre todos, Deus bendito eternamente” o texto refere-se ao Redentor como Deus. Com essa pequena analise já fica evidenciada a natureza Humana assumida pelo Verbo Eterno.


¹ Heber Carlos de Campos, “As duas naturezas do Redentor”,2004, pp 51.                                            Postagem passeada no Livro “As duas naturezas do Redentor”, Heber Carlos de Campos, Cultura Cristã, 2004.

Comentários

  1. Como Cristo Jesus é maravilhoso! Quem não conhece a Palavra de Deus pensa que, de última hora, o Senhor providenciou seu Filho para nos salvar por conta da entrada inesperada do pecado. Mas claro que não! O pecado não pegou Deus de surpresa; e antes mesmo de tudo ser criado, Jesus já era o nosso Redentor. Como é belo perceber que Ele já sabia de tudo o que aconteceria e que, no conselho eterno, para expressar a graça de Deus, prontamente se dispôs como nosso Salvador Eterno.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Jandaira (24/07/10)

Não se engane...