Eleição: Depravação total e o livre arbítrio


Na atualidade muitos não têm um entendimento correto sobre a doutrina da eleição, essa doutrina chega a ser condenada por muitos crentes por não a compreenderem de forma correta. Esta série de matérias sobre a doutrina da eleição será baseado na visão bíblica a respeito da soteriologia. O assunto será tratado de uma de forma clara e simples, para que os leitores conheçam essa linda e maravilhosa doutrina.
Para entendermos a eleição precisamos primeiro compreender a depravação total do homem. Quando falamos do homem como sendo totalmente depravado, quer dizer que sua natureza é corrupta, perversa e totalmente pecaminosa. O termo total é usado para indicar que todo o ser do homem foi afetado pelo pecado. A corrupção estende-se a todas as partes do homem. Assim, dizemos que O pecado afetou a totalidade das faculdades humanas - sua mente, sua vontade, etc. Todas as pessoas estão numa corrupção total pelo pecado, estão mortas no pecado (Efésios 2: 1) (Colossenses 2:13). Acredito que a melhor palavra para descrever o estado humano é o termo morto, empregado pelo apóstolo Paulo. Os homens não podem ter nenhuma ação espiritualmente boa, pois estão mortos no pecado, suas atitudes estão contaminadas pelo pecado, que por sua vez, faz parte da natureza corrupta herdada pela humanidade (Romanos 3: 12), eles não querem a Deus, pois não desejam ser parecidos com DEUS (Romanos 3: 11), dessa forma podemos resumir o ensino bíblico a respeito do pecado da seguinte forma: o homem, por causa do pecado, não deseja o SANTO,devido a sua vontade estar escravizada pelo pecado (I JO 5.40).
Portanto, em nos mesmo não podemos aceitar o Sacrifício de Cristo, Pois essa atitude é espiritualmente boa e não temos nenhuma atitude espiritual, segundo a bíblia. Por isso, sem uma ação soberano de Deus em nosso ser todos iria para o inferno, pois, não existe salvação sem Jesus (Atos 4: 12). 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jandaira (24/07/10)

Não se engane...