Por que muitos crentes “caem” no carnaval?


RETIRO 2012 NA PRAIA DE BAIXA GRANDE

Qual a finalidade de nos retiramos da cidade e realizarmos os retiros espirituais? Alguns pressupõem que a sua finalidade é para os crentes fugirem dos prazeres que a festa da carne oferece, e alguns deduzem que o fato de muitos irmãos “caírem” nos prazeres mundanos é fruto da atitude eclesiástica em não promover um passeio para os irmãos fracos na fé.  Será que está perspectiva está correta?
Primeiro vamos tentar explicar determinadas pontos antes de começarmos a nossa explanação. O primeiro ponto que precisamos ter em mente é que os crentes cultivam um amor singular pelas coisas do alto (I João 5:1). Segundo: estes desejam fazer aquilo que agrada ao Pai (João 4: 34). Terceiro: Os Cristãos são imitadores de Jesus, estes buscam fugir da tentação não com meios humanos (Romanos 6:22) e sim buscando o poder santificados existente em Cristo, e por fim a bíblia revela que Deus é o dono dos corações dos Santos (I Coríntios 6:19).
Dessa forma podemos presumir o seguinte: Os crentes autointitulados que desejam ir ao carnaval, e não tratam este problema em seus corações, transformará o retiro uma festa da carne; onde eles não iram para a soma da + de 300 (folia carnavalesca local), mas realizaram uma festa com os mesmos padrões mundanos. Não poderão flertar nos shows de axé, mas levaram o ritmo mundano para dentro da igreja e realizarão seus “ficas” gospel.
Por outro lado, existem determinadas organizações que pensam que podem tornar o retiro espiritual manipulando a programação para que os retirantes não pareçam tão mundanos quantos são. Tal ponto de vista é tão errado quando o primeiro, por se basear em métodos que buscam transformar o coração humano sem o agir do Espirito Santo. A transformação de uma vida é realizada pelo Espirito de Deus como vemos em Ezequiel 36: 26 que diz: "E dar-vos-ei um coração novo, e porei dentro de vós um espírito novo; e tirarei da vossa carne o coração de pedra, e vos darei um coração de carne.". As técnicas humanas não conseguem mudar o coração, o máximo que alcançaram é implantar educação e moralidade nos indivíduos.
O propósito do Retiro Espiritual é para que venhamos a estar em comunhão com Deus e com os irmãos e buscar o Altíssimo com uma quantidade de tempo maior, neste os corações dos crentes almejam o falar e o Transformar de Deus. Por isto, o nome: retiro espiritual.
O que tornará o retiro espiritual? Serão os Cristãos espirituais e não métodos “espirituais”. Dessa forma irmãos não pensem que o problema se encontra externamente, observem que o âmago da iniquidade se encontra no coração do (in)crédulo e por isso é necessário tratar este problema por meio da oração e da instrução bíblica.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jandaira (24/07/10)

Não se engane...