Depravação total e o livre arbítrio
Na atualidade muitos não têm um entendimento correto
sobre a doutrina da eleição, essa doutrina chega a ser condenada por muitos
crentes por não a compreenderem corretamente. Nessa serie de matérias sobre as
doutrinas da graça vamos entender a visão bíblica destas verdades, o assunto será
tratado de uma de forma clara e simples, para que os leitores conheçam essa linda
e maravilhosa doutrina.
Para iniciar nossa analise acerca da
eleição precisamos primeiro compreender a depravação total do homem. Quando falamos do homem como sendo totalmente depravado,
quer dizer que sua natureza é corrupta, perversa e totalmente pecaminosa. O
termo total é usado para indicar que todo o ser do homem foi afetado pelo
pecado. A corrupção estende-se a todas as partes do homem, corpo e alma. O
pecado afetou a totalidade das faculdades humanas - sua mente, sua vontade,
etc. Todas as pessoas estão numa corrupção total pelo pecado, estão
mortas no pecado (Efésios 2: 1) (Colossenses 2:13).
Acho que não existe palavra
melhor para descrever o estado humano do que o termo “morto”, ele não pode ter
nenhuma ação espiritualmente boa por que ele estão morto no pecado, suas
atitudes são apenas para o mal (Romanos 3: 12), eles não querem a Deus (Romanos
3: 11), Em consequência do pecado o homem não deseja a Deus, Sua vontade esta
escravizada pelo pecado (I JO 5.40).
Não desejamos e não podemos
aceitar o Sacrifício de Cristo, Devido essa atitude ser espiritualmente boa e
não temos nenhuma atitude espiritual segundo a bíblia, então sem um agir
soberano de Deus em nossas vidas todos sofreriam o castigo do inferno.
Não existe salvação sem
Jesus (Atos 4: 12). Pode-se dizer que o homem tem uma certa liberdade, mas por
causa do pecado suas atitudes são apenas para o mal e nunca para o bem. Essa
depravação foi herdada de Adão, em decorrência a sua atitude pecaminosa, sendo
passada de geração a geração (RM 5.12-19). Para haver salvação é necessário que
Deus crie um novo coração e esse agir unilateral é denominado de regeneração, produzindo
uma nova natureza, um coração de carne, desejoso pelo Pai (JO 3.3).
Comentários
Postar um comentário