Depravação total e o livre arbítrio

Na atualidade muitos não têm um entendimento correto sobre a doutrina da eleição, essa doutrina chega a ser condenada por muitos crentes por não a compreenderem corretamente. Nessa serie de matérias sobre as doutrinas da graça vamos entender a visão bíblica destas verdades, o assunto será tratado de uma de forma clara e simples, para que os leitores conheçam essa linda e maravilhosa doutrina.
Para iniciar nossa analise acerca da eleição precisamos primeiro compreender a depravação total do homem. Quando falamos do homem como sendo totalmente depravado, quer dizer que sua natureza é corrupta, perversa e totalmente pecaminosa. O termo total é usado para indicar que todo o ser do homem foi afetado pelo pecado. A corrupção estende-se a todas as partes do homem, corpo e alma. O pecado afetou a totalidade das faculdades humanas - sua mente, sua vontade, etc. Todas as pessoas estão numa corrupção total pelo pecado, estão mortas no pecado (Efésios 2: 1) (Colossenses 2:13).
Acho que não existe palavra melhor para descrever o estado humano do que o termo “morto”, ele não pode ter nenhuma ação espiritualmente boa por que ele estão morto no pecado, suas atitudes são apenas para o mal (Romanos 3: 12), eles não querem a Deus (Romanos 3: 11), Em consequência do pecado o homem não deseja a Deus, Sua vontade esta escravizada pelo pecado (I JO 5.40).
Não desejamos e não podemos aceitar o Sacrifício de Cristo, Devido essa atitude ser espiritualmente boa e não temos nenhuma atitude espiritual segundo a bíblia, então sem um agir soberano de Deus em nossas vidas todos sofreriam o castigo do inferno.

Não existe salvação sem Jesus (Atos 4: 12). Pode-se dizer que o homem tem uma certa liberdade, mas por causa do pecado suas atitudes são apenas para o mal e nunca para o bem. Essa depravação foi herdada de Adão, em decorrência a sua atitude pecaminosa, sendo passada de geração a geração (RM 5.12-19). Para haver salvação é necessário que Deus crie um novo coração e esse agir unilateral é denominado de regeneração, produzindo uma nova natureza, um coração de carne, desejoso pelo Pai (JO 3.3).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Jandaira (24/07/10)

Não se engane...